Índio Mura

domingo, 16 de janeiro de 2011

Comemoração dos 175 anos da Cabanagem em Cuipiranga

Escrito por José Renato da Costa Oliveira Júnior, estudante de Direito da UFOPa

Se realizou em Cuipiranga, nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2011, a comemoração dos 175 da Cabanagem.
A Caravana da Memória Cabana ganhou uma boa repercussão regional, e ainda que a equipe que a compôs no início não tenha podido participar na sua totalidade de integrantes em sua segunda parte, o número de participantes aumentou sensivelmente, tendo a Caravana aglutinado em torno de 50 pessoas dos mais diversos contextos sociais, como estudantes, professores, servidores públicos, profissionais liberais, políticos etc, que saíram na madrugada do dia 7 de janeiro em direção a comunidade de Cuipiranga. 
Debaixo de um forte temporal começamos nossa jornada, mas depois de toda tempestade vem a bonança. Na comunidade todos os participantes foram imensamente bem recebidos por gente simples, honesta e cativante. Para mim, tanto os locais de recepção e reunião quanto as comidas regionais deliciosas e os festejos foram preparados com muita dedicação.
O ponto central da comemoração foi a memória da Cabanagem e sua relevância nos dias de hoje, nas lutas socias de hoje. Representantes de diversas entidades e movimentos sociais falaram sobre a memória da revolução cabana, foram feitos diversos debates sobre a luta principalmente interna para reaver conscientemente a própria memória como bandeira de luta social e posteriormente sobre a luta externa para que a memória seja um ponto de resistência contra a exploração do povo amazônida.
Um dos produtos da Caravana, o filme “Cuipiranga”, que possui os relatos das memórias tanto de descendentes dos revolucionários da Cabanagem quanto de conhecedores do trajeto da revolução, relatos extraídos de diversas comunidades e aldeias indígenas, foi exibido na comunidade de Cupiranga e na comunidade de Vila Amazônia, alcançada depois de uma caminhada de aproximadamente três horas, que repetiu um dos trajetos dos revolucionários cabanos pela mata adentro.
Foi erguido um momumento-memorial no cemitério da comunidade de Cuipiranga. Lugar em que jazem junto com as ruínas da igreja que ali existia, uma parte daqueles que ousaram se levantar contra uma força opressora gigantesca, e acreditaram que lutar pela sua liberdade e a liberdade dos seus de ter uma vida digna era uma luta para ser lutada até a vitória ou até a morte.
O compromisso do projeto da Caravana da Memória Cabana com a comunidade de Cupiranga e as outras comunidades historicamente e materialmente cabanas foi reiterado e diversos encaminhamentos de ações futuras foi postos e assumidos.
A todos os cabanos de ontem e hoje, saibam que em mim vejo vocês, também em mim vejo a vossa luta! Que a memória cabana viva para sempre! Que ela nos inspire a nos dê forças para lutarmos por uma sociedade mais justa!