Índio Mura

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Frutos da Caravana da Memória Cabana

Texto escrito por José Renato da Costa Oliveira Júnior, acadêmico de Direito da UFOPa.

Das diversas idéias que surgiram dentro da Caravana da Memória Cabana, uma delas foi a de criar um Grupo de Assessoria Jurídica aos Povos Tradicionais do Baixo Tapajós, pensada pelo Leandro (Antropólogo) e endossada pelos alunos do curso de Direito da Universidade participantes do projeto.
Interessante pensar que, talvez obra do destino, arquitetada pelas almas dos cabanas que jazem na região e seus clamores que ecoam pelo tempo e espaço, ao voltar para Santarém, em uma reunião do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Universidade , foi posta em pauta a criação do NAJUP (Núcleo de Assessoria Jurídica Popular). Caiu como uma luva na idéia de criação do grupo de assessoria jurídica, pois perfeitamente poderia existir como parte especializada dentro do NAJUP.

2 comentários:

  1. Que bacana, Renato, parabéns por levar esta idéia adiante!! Ah, quando falar com Renan e Daniele, pergunte a eles se eles ainda vão escrever sobre os dias de viagem que eles ficaram responsáveis, tá? Abraços, Deborah

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Cabanos!

    Acabo de tomar conhecimento da existência desse grupo/movimento, o que me encheu de alegria pois sempre me ressenti da falta de divulgação desse que considero a única revolução brasileira propriamente dita.

    Sou paraense de Belém e gostaria de juntar minha voz às suas, e engrossar o coro do que já chamaram "Grito do Cuipiranga".

    Aguardo resposta indicando forma de contato.

    Eudyr Santos.
    [eudyrbb@yahoo.com.br]

    Blog:
    www.eudyrj.wordpress.com

    ResponderExcluir