Índio Mura

domingo, 17 de novembro de 2013

TEMPOS DE REVOLTAS NO BRASIL OITOCENTISTA: A “REVOLUÇÃO CABANA” EM SANTARÉM NA REGIÃO DO BAIXO AMAZONAS PARAENSE (1834-1838)

TEMPOS DE REVOLTAS NO BRASIL OITOCENTISTA: A “REVOLUÇÃO CABANA” EM SANTARÉM NA REGIÃO DO BAIXO AMAZONAS PARAENSE (1834-1838)

Wilverson Rodrigo Silva de Melo
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
w.rodrigohistoriador@bol.com.br

RESUMO - A Guerra da Cabanagem (1835-1840) completou neste ano, 178 anos. Estudos e pesquisas recentes mostram que o Baixo Amazonas foi à área de maior resistência depois de Belém na província do Grão-Pará - me atrevo a dizer que foi a maior. A partir de leituras de documentações do Arquivo Público do Estado do Pará e expedições pelo Baixo Tapajós, é possível identificar importantes variações nos relatos e memórias sobre esta revolta/revolução. Tal fato desencadeou uma série de questionamentos e inquietações que visam discutir esta “Revolta” sob uma ótica que possibilite historicizar a tomada de Santarém (“capital do Vale Amazônico no Baixo Amazonas”) pelas tropas cabanas; a Guerra da Cabanagem do ponto de vista dos “descendentes dos cabanos” de Cuipiranga; a derrocada do reduto cabano no Tapajós; bem como discutir o sujeito e uso do termo “cabano”.

Palavras-chave: Cabanos, Santarém, Cuipiranga. 




DADOS CATALOGAIS INTERNACIONAIS DE PUBLICAÇÃO:

MELO, Wilverson R. S. de. Tempos de Revoltas no Brasil Oitocentista: a “Revolução Cabana” em Santarém na Região do Baixo Amazonas Paraense (1834-1838). In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: CULTURAS E IDENTIDADES, 2013, Arquivos e Ditaduras (Anais) ... Goiânia: Universidade Federal de Goiás (UFG), 28 de Outubro a 1º de Novembro de 2013, pág. 1-23. (CD ROM).


OBS: O TRABALHO COMPLETO PODE SER DISPONIBILIZADO VIA: Programa de Pós-Graduação em História da UFG; ANPUH-GO ou pelo e-mail: w.rodrigohistoriador@bol.com.br



Prof.º MsC* Wilverson Rodrigo Silva de Melo
Historiador; Pesquisador de História da Amazônia;
Co-coordenador dos Encontros da Memória da Cabanagem;
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História
da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário