Índio Mura

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

MENSAGEM SOBRE A VIAGEM A CUIPIRANGA... 10-12/01/201

Amigos(as) caravanistas do IV Encontro da Cabanagem...

Sejam todos bem acolhidos nesta comitiva que já é histórica por juntar-nos em torno do respeito e da celebração da memória das lutas dos povos da região. Obrigado pela disposição de cada uma de vocês em se juntar a nossa comitiva. Este Encontro é um desdobramento da Caravana da Memória Cabana (2010), que visitou lugares-chave na história da Cabanagem (1835-1840) no Baixo Amazonas, para recolher relatos das lembranças da população sobre esta guerra. E Cuipiranga é certamente o lugar mais significativo da resistência frente ao domínio dos portugueses. O nosso objetivo é reunir-nos com os moradores e celebrar esta história de teimosia e vitória do povo da região.

Para que seus três dias em Cuipiranga possam ser bem desfrutados, temos aqui algumas informações básicas e cuidados que devem ser tomados:

1. Barco
FELIPE NETO - Para a sua segurança, pedimos que sejam pontuais, para evitar atraso na saída. Os que não são da região, lembrem-se que devem levar suas redes e cordas. A viagem até Cuipiranga dura em média 3 horas, e podem dar um sono no trajeto. Volta – o barco sairá de Cuipiranga, dia 12, às 16 horas, chegando a Santarém às 19 hs, aproximadamente. Após o almoço de domingo (06/01), haverá tempo para aproveitar a praia, que é muito bonita em frente ao povoado.
Pedimos que os caravanistas fiquem hospedados nas casas dos moradores em Cuipiranga – e eles já estão nos aguardando. Assim, nos intervalos da programação e durante a noite podem interagir e dialogar com essas pessoas que tanto se alegram com nossa visita. Porém, aos que preferirem, podem ficar no barco, que ficará ancorado em frente ao povoado (mas pode sair para abrigo em caso de temporal). Apenas insistimos que se evite o isolamento em relação aos moradores.

Importante: É prudente ter sempre consigo seus pertences de valor (câmeras, gravadores, celulares etc.) e dinheiro, pois haverá pessoas de várias procedências e alguns tem “mau costume”. É bom não facilitar.

2. Alimentação: A coordenação não fornece alimentação, por isso pedimos que cada um leve a sua (no barco há freezer para guardar carnes, frangos, bebidas e outros frios). Essa colaboração pode ser colocada em comum com a família anfitriã, e uma parte deve ser deixada para o almoço de encerramento (piracaia), no domingo, que reunirá todos na praia, caravanistas e nativos. A comunidade terá venda de comida ao preço de R$5,00 o prato. Na comunidade também serão vendidos lanches, refrigerantes, cervejas e refeições. É recomendável que, para seu conforto e higiene, cada um leve seu prato e talheres, copo ou caneco (que servem tanto para o café como para sucos e outros usos), pois não usaremos copos descartáveis, em respeito á saúde dos rios.

3. Roupas e calçados: leves e informais, como shorts, bermudas, saias e blusas, pois o calor de Cuipiranga é quase o mesmo de Santarém (só um pouco mais fresco à noite). Sandálias de dedo (tipo Havaianas) e tênis são bem vindos, principalmente na Caminhada dos Cabanos (aproximadamente 7 km). Chapéus de palha ou outros que protejam do sol, bonés e camisas vermelhas são uma sugestão para esta Caminhada. Lembre-se que os cabanos usavam uniformes vermelhos, como vermelha ficou a areia de Cuipiranga devido o sangue derramado na guerra.
Como é bonita a praia, e a água cristalina é própria para o banho, levem roupa de praia e protetor solar, pois haverá tempo para usufruir desse prazer.

4. Interação: Participem sempre nos momentos de discussão sobre a Cabanagem, de levantação e derrubado dos mastros, nos festejos e danças e qualquer outra circunstância de socialização. Haverá até uma festa dançante no sábado à noite.

5. Telefones e Celulares: os da Vivo pegam sinal na praia e na parte mais alta de Cuipiranga. Os da Claro pegam melhor. Telefone fixo não há na comunidade. Mas ninguém sentirá falta. Melhor relaxar e aproveitar. A conexão ali é outra.

6. Repelente: Os de pele mais sensível, é melhor levar, pois pode haver carapanãs. Mas geralmente pernilongos não atacam em Cuipiranga.

7. Como este encontro é de festa e celebração, quem puder, leve uma caixa de fogos de artifício (pistolas), para usar durante a chegada à comunidade, durante a Caminhada dos Cabanos e durante a iluminação no cemitério, além de outros momentos mais festivos.Levem também velas para a iluminação no cemitério.

8. Lanterna. É bom sempre ter uma, pois haverá programação à noite em terra, e uma lanterna pode ser muito útil.

Para qualquer outra informação ou sugestão, procurem: com Luciene (9164-258) e Floriene (91625341). 

Muito obrigado desde já.
Santarém,

A Coordenação da Caravana ao IV Encontro da Cabanagem


Um comentário:

  1. ATENÇÃO, ATENÇÃO, PARA MUDANÇAS DE ÚLTIMA HORA!
    Uma das coordenadora, a Super Luciene Santos informa que: Houve uma pequena alteração para o melhor conforto dos caravnistas: o Barco irá hoje (09/01) às 23 hs para Cuipiranga será o FELIPE NETO, que sairá de frente do Posto Santo Antonio. Também pertinho do Mercado de Peixes.
    Este barco é até muito mais confortável e bonito do que o anterior, ja descartado. Então, aguardamos vocês.
    Ainda tem vaga.
    Luciene 9164-8258; 9162-5341

    ResponderExcluir