Índio Mura

domingo, 30 de novembro de 2014

180 ANOS DA CABANAGEM

Caros amigos (as), 
Em 2015 teremos os 180 anos da tomada de Belém (07/01/1835) pelos rebeldes paraenses, o ponto mais alto da Guerra da Cabanagem envolveu todo o interior da Amazônia e só terminou em 1840, debaixo de muita repressão e sangue. Mais do que o tal de “Grito da Independência do Brasil” e outras eventos cantados e valorizados pelo Estado brasileiro e pelas classes dominantes, a Cabanagem é para nós da Amazônia a nossa Revolução Francesa ou a nossa Revolução Cubana.

Como uma “guerra que ainda não terminou” (como disse o professor Manuel Dutra), a Cabanagem foi um divisor de águas na constituição e afirmação de um jeito de ser, de viver e de lutar amazônida. Foi o momento em que os nativos da Amazônia se levantaram e mostraram que tinham um projeto político próprio, para além da escravidão e da submissão às metrópoles coloniais (Lisboa e Rio de Janeiro).

Por isso mesmo os donos do poder nesta região silenciam completamente sobre esta data e a importância da Cabanagem. Mas nós os indígenas, quilombolas, trabalhadores e cidadãos em geral precisamos seguir fazendo memória e contando às novas gerações o que foi e o que é a Cabanagem. E a Cabanagem de hoje é o levante dos Munduruku e ribeirinhos no rio Tapajós contra as hidrelétricas, a Cabanagem hoje são os indígenas e os quilombolas entrando nas universidades, é o nosso povo continuando suas tradições das festas de santo e Marambiré, por exemplo.

Gostaria de sugerir que os vários coletivos sediados aqui no Baixo Amazonas, e em toda a Amazônia, organizassem eventos públicos para marcar esta data e provocar a consciência política da nossa gente, e cobrar as autoridades. Grupos e teatro, música e estudos; comunidades de igreja e demais movimentos sociais; estudantes universitários; profissionais da comunicação etc. Cada um de nós pode e deve fazer algo. E o resultado será muito bom e marcante.

O MEC/TV Escola deve lançar este ano o documentário "A Revolta da Cabanagem", de Renato Barbieri e Victor Leonardi, que incorpora as novas visões e descobertas sobre a Cabanagem.

A programação das comemorações dos 180 anos da Cabanagem já começou. No dia 24/11/2014, no Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), houve a palestra "Memórias Cabanas no Baixo Tapajós: entre traços da escrita e da oralidade", proferida pelo mestrando em história  (UFPE) Prof. Wilverson Rodrigo S. de Melo. 
 Mini auditório ficou lotado!

E vem aí o V Encontro da Cabanagem (09-11/01/2015), em Cuipiranga (comunidade ribeirinha localizada em frente de Santarém), que já se tornou uma tradição. Organizada por estudantes universitários, pesquisadores e gente de movimentos sociais e de Igreja, que viajam em caravana para Cuipiranga, o Encontro é também iniciativa dos moradores do lugar, ainda hoje muito orgulhosos da sua história, dos seus antepassados. AGENDE-SE!




Em Breve anunciaremos mais informações sobre o V Encontro da Cabanagem. Fique atento! 

Veja mais informações sobre as caravanas a Cuipiranga realizadas desde 2010: http://caravanacabana.blogspot.com.br/



Aguardamos propostas de outros eventos, e nos colocamos à disposição para o apoio necessário e possível.
Cabanos, avançar! As nossas lutas ainda continuam...


Cordialmente, 
Coordenação do V ENCONTRO ABERTO DA CABANAGEM

Florêncio Almeida Vaz (florencioalmeidavaz@gmail.com)
Wilverson Rodrigo S. de Melo (w.rodrigohistoriador@bol.com.br)
Elias Junior 093 991356559
Floriene Almeida 093 991625341
Rosekely Branches 093 991219102
Tamires C.F.I. 093 991026194
João Tapajós (joao_cbrasil@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário