Índio Mura

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

JÁ É AMANHÃ (10/01/20) NOSSO ENCONTRO DA CABANAGEM EM CUIPIRANGA... GEREM EXPECTATIVAS

Saudações amigos caravanistas!

Já é amanhã o tão aguardado dia.... Brevemente estaremos em contato com aquele solo histórico, aquela que foi e é sempre um lugar de insurgência, em que a Revolta perpassa o espaço e o tempo.

Aproveitem para rememorar os feitos históricos, aproveitar a belíssima praia de Cuipiranga e desfrutar dos momentos livres para lazer.




Para que seus dois dias em Cuipiranga possam ser bem desfrutados, temos aqui algumas informações básicas e cuidados que devem ser tomados.

1. BarcoIda - O "BARCO PEREIRA NETO V", que vai nos levar a Cuipiranga, estará em frente ao Porto da Praça Tiradentes na Avenida Tapajós. Sairemos de Santarém Às 00:00hs no dia 10/01/2020 (6ª feira). Para a sua segurança, pedimos que sejam pontuais, para evitar atraso na saída. Os que não são da região, lembrem-se que devem levar suas redes e cordas. A viagem até Cuipiranga dura em média 3 horas, e podem dar um sono no trajeto. Na volta – o barco sairá de Cuipiranga, dia 12/01, às 18:00 horas, chegando a Santarém às 20:30hs, aproximadamente. Após o almoço de domingo (12/01), haverá tempo para aproveitar a praia, que é muito bonita em frente ao povoado.
Os caravanistas podem ficar hospedados nas casas dos moradores em Cuipiranga – eles já estão nos aguardando. Assim, nos intervalos da programação e durante a noite podem interagir e dialogar com essas pessoas que tanto se alegram com nossa visita. Porém, aos que preferirem, podem ficar no barco, que ficará ancorado em frente ao povoado (mas pode sair para abrigo em caso de temporal). Apenas insistimos que se evite o isolamento em relação aos moradores. (FIQUEM A VONTADE PARA ESCOLHER).




Importante: É prudente ter sempre consigo seus pertences de valor (câmeras, gravadores, celulares etc.) e dinheiro.

2. Alimentação: A coordenação não fornece alimentação (com exceção do café da manhã compartilhado no sábado e domingo), por isso pedimos que cada um seja responsável pela sua refeição (no barco há freezer para guardar carnes, frangos, bebidas e outros frios), essa colaboração pode ser colocada em comum com a família anfitriã na comunidade. Na comunidade também serão vendidos lanches, refrigerantes, cervejas e refeições a partir de 10,00 (cardápio variado: frango, carne, peixe, galinha caipira, etc). É recomendável que, para seu conforto e higiene, cada um leve seu prato e talheres, copo ou caneco (que servem tanto para o café como para sucos e outros usos), pois não usaremos copos descartáveis, em respeito à saúde dos rios. 

OBS: LEVEM PÃES, BISCOITOS, TAPIOCA, CAFÉ, FRUTAS,OU QUALQUER OUTRA COISA QUE POSSAMOS COMPARTILHAR NO CAFÉ DA MANHÃ NO SÁBADO E DOMINGO.. A comunidade doará uma parte, a coordenação do evento outra parte e gostaríamos de socializar este momento da partilha com vocês.... Levem e contribuam conosco para este momento de revivência cabana do compartilhar.

3. Roupas e calçados: leves e informais, como shorts, bermudas, saias e blusas, pois o calor de Cuipiranga é quase o mesmo de Santarém (só um pouco mais fresco à noite). Sandálias de dedo (tipo Havaianas) e tênis são bem vindos, principalmente na Caminhada dos Cabanos (aproximadamente 4 km), no dia 11/01. Chapéus de palha ou outros que protejam do sol, bonés e camisas vermelhas são uma sugestão para esta Caminhada. Lembre-se que os cabanos usavam uniformes vermelhos, como vermelha ficou a areia de Cuipiranga devido o sangue derramado na guerra (segundo relatos provenientes da memória coletiva).
Como é bonita a praia, e a água cristalina é própria para o banho, levem roupa de praia e protetor solar, pois haverá tempo para usufruir desse prazer.

4. Interação: Participem sempre nos momentos de discussão sobre a Cabanagem, de levantação e derrubado dos mastros, nos festejos e danças e qualquer outra circunstância de socialização. Haverá até uma festa dançante no sábado à noite.

5. Telefones e Celulares: os da Vivo pegam sinal na praia e na parte mais alta de Cuipiranga. Os da Claro pegam melhor. Telefone fixo não há na comunidade. Mas ninguém sentirá falta. Melhor relaxar e aproveitar. A conexão ali é outra, é cósmica, é histórica, é antropológica.

6. Repelente: Os de pele mais sensível, é melhor levar, pois pode haver carapanãs (Mosquitos). Mas geralmente pernilongos não atacam em Cuipiranga.

7. Como este encontro é de festa e celebração, quem puder, leve uma caixa de fogos de artifício (pistolas), para usar durante a chegada à comunidade, durante as alvoradas, a Caminhada dos Cabanos e durante a iluminação no cemitério, além de outros momentos mais festivos. Levem também velas estiarinas para a iluminação no cemitério.

8. Lanterna. É bom sempre ter uma, pois haverá programação à noite em terra, e uma lanterna pode ser muito útil.

9. Declaração - Aos que precisarem de alguma Declaração com Carga Horária para Atividades Complementares, favor solicitar via E-MAIL: w.rodrigohistoriador@bol.com.br  - No campo "Assunto", insira "Solicitação de Declaração de Participação Encontro da Cabanagem"; e no "Conteúdo do E-mail", ao redacionar não se esqueça de informar seu Nome Completo sem abreviações e seu Nº de CPF.

OBS: Enviaremos a declaração até o dia 15/01/2020.



Para qualquer outra informação ou sugestão, procurem um dos coordenadores. Garanta sua vaga mediante pagamento até na sexta-feira (10/01/2020) no momento do embarque. Vagas Limitadas: SÓ RESTAM 13 vagas.  

Contatos da Coordenação


Lídia (93 98813-5362)

Maurizete (93 99132-1556)

Wilverson Rodrigo (93 99154-6472) (w.rodrigohistoriador@bol.com.br)



Muito obrigado desde já, e ótimo evento a todxs.


Santarém, 09 de Janeiro de 2020.


Prof. º Dr*. Wilverson Rodrigo S. de Melo
     Co-Coordenador dos Encontros da Cabanagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário