Índio Mura

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

“O CÔNEGO” E PAULO MIRANDA EM CUIPIRANGA E SANTARÉM

Um dos maiores destaques do II Encontro da Cabanagem será a presença do cineasta Paulo Miranda, de Belém, que vai lançar seu filme O CÔNEGO, que conta a história do Padre Batista Campos, figura central na primeira fase da Cabanagem. O filme, que será mostrado em Cuipiranga na noite do dia 7 de janeiro, foi lançado na capital faz poucos meses. Paulo Miranda vem acompanhado do ator José Jorge de Lana. Também pela primeira vez o filme vai ser apresentado em Santarém, no dia 9 de janeiro, em local e horário a ser anunciado ainda. A vinda Paulo Miranda tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Santarém, enquanto o Dep. Estadual Edmilson Rodrigues patrocina a vinda de José Jorge de Lana.

É muito significativo que o filme seja mostrado primeiramente aos humildes ribeirinhos de Cuipiranga e arredores, os descendentes dos cabanos que lutaram ali há 177 anos. É a junção da sua memória histórica com uma rara versão cinematográfica da mesma Cabanagem. Sem contar que o próprio Padre Batista Campos passou por Óbidos, Vila Franca, Alter do Chão e Santarém em 1831, três anos antes de ser morto nas matas do Acará, perto de Belém. Então, de alguma forma, ele volta às terras por onde passou pregando o levante contra a tirania e pela libertação.

Além do longa metragem "O Cônego", será lançado em Cuipiranga o documentário "Memórias Cabanas", do cineasta santareno Clodoaldo Correa, com relatos dos moradores de comunidades do rio Tapajós e quilombolas sobre a memória que as pessoas guardam dos tempos da Cabanagem. Essa obra vem se juntar a "Cuipiranga", o primeiro documentário lançado no rastro da iniciativa “Caravana Cabana” (maio de 2010), coordenada pelos antropólogos Deborah Goldemberg e Florêncio Vaz.

Mais informações sobre o filme O CÔNEGO:
http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=829&codigo=545098
http://www.youtube.com/watch?v=mEmw2qKjfMs (fotos do filme)
http://www.youtube.com/watch?v=bTJozIEvuds (chamada do filme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário