Índio Mura

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

ALGUMAS IMPRESSÕES DO II ENCONTRO

Aqueles que estiveram em Cuipiranga neste final de semana são testemunhas de que a Cabanagem realmente não acabou. Continua bem viva na memória, na vontade e na prática política da nossa gente. Por isso o II Encontro da Cabanagem foi um sucesso, que aponta para outros desdobramentos. Afinal, os participantes saíram dali já planejando “o próximo ano”. Quero destacar alguns pontos da vasta programação do evento.


A folia do Marambiré – A comitiva que foi de Santarém já foi recebida na praia pelos cantores e tocadores dessa antiga tradição, hoje presente em poucas comunidades. As bandeiras vermelha e branca no meio daquela paisagem dominada pelo rio, pela areia e pelo verde da mata chamavam a atenção, entre muitos outros símbolos que começam a aparecer por todos os lados. Os mesmos senhores do Marambiré animaram a levantação e a derrubada do mastro, momentos muito solenes e festivos. Na Amazônia, marcam, respectivamente, o início e o término da festa de um santo. Em Cuipiranga, festejávamos a santíssima Trindade.

A Caminhada dos Cabanos – Saiu de Cuipiranga (rio Tapajós) e foi até Guajará e Vila Amazonas (no rio Amazonas), percorrendo cerca de 7 km. Além dos mais jovens de Santarém e Cuipiranga, havia alguns idosos, como o Seu Magno (popularmente conhecido como “Galo”), com quase 80 anos, pisando firme o chão por onde passaram seus antepassados. Os caminhantes iam quase todos vestidos de vermelho e usando chapéus de palha. Por onde passávamos íamos “soltando pistola” (fogos de artifício), a marca das festas no interior do Pará. Era algo realmente bonito. O momento da mística antes da saída, bem no meio da praia (areia vermelha) nos lembrou o sentido do vermelho (sangue), quando as pessoas ficaram ao redor de uma enorme bandeira vermelha, segurando as suas bordas. Havia evangélico, católico, pessoas sem religião, todos rezando a mesma fé. Do lado do Amazonas fomos recebidos com cânticos, sorrisos, sucos, água, bolachas, peixe assado e cozido etc. Essa Caminhada parece que vai ficar como uma romaria anual tradicional. Marque logo na sua agenda, dia 7 de janeiro de 2013: a Marcha dos Cabanos em Cuipiranga!

A Homenagem aos Mortos – A visita ao cemitério de Cuipiranga de fato acabou se constituindo o momento mais emocionante de todos os três dias. O local fica em cima de um pequeno morro ou ribanceira, com uma bonita vista para o rio. Todos subiram a escada, guiados por pessoas que levavam a bandeira vermelha e faixa, enquanto cantavam hinos das comunidades de base da Igreja. Lá em cima, houve a saudação ao cruzeiro com água de cheiro, a iluminação com velas (como se fosse o Dia dos Mortos), as orações e os cânticos puxados pelas nativas mais idosas, palavras de ordem, fogos de artifício pipocando... tudo foi muito forte. Os moradores falavam que aquelas almas estavam felizes porque estavam sendo lembradas. E eu pensei que estavam mesmo.

As sessões de filmes – Durante as noites houve a apresentação de “Memórias Cabanas”, documentários que mostra moradores mais velhos da região falando sobre a Cabanagem, e ainda um filme com os melhores momentos do encontro de 2011. Ali estávamos devolvendo às pessoas as suas próprias imagens e falas. E elas gostam de se ver na tela. Sentem-se orgulhosas com isso. É interessante como o vídeo tem esse poder de fazer as pessoas se verem diferentes, mais bonitas. Talvez se imaginam na televisão, como artistas, saindo do anonimato. Alguns pedem copias dos filmes para mandar para parentes em Santarém e Manaus. A estreia de “O Cônego” lotou o espaço do barracão onde acontecia o Encontro. A recriação do contexto da Cabanagem, com personagens mostrando suas emoções, sonhos e disposição para a guerra, serviu ainda mais para essa “viagem de volta” ao tempo dos cabanos.

Como eu falei, estes foram só alguns momentos. Mas teve jogo de futebol masculino e feminino, muito banho de rio, galinha caipira, piracaia (comida coletiva na praia), tarubá, caxiri, cerveja, carimbo animado pela nossa querida Cristina Caetano, amizade, namoro etc.

Prof.Dr. Frei Florêncio Almeida Vaz
(Coordenador do Proj. Memórias da Cabanagem - PAA/ICS/UFOPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário