Índio Mura

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ALGUÉM MORREU EM CUIPIRANGA

José Ribamar Bessa Freire
08/01/2012 - Diário do Amazonas

Quem é que morreu em Cuipiranga? Foi algum cuipiranguense ilustre? Por que o cemitério dessa modesta comunidade ribeirinha está lotado com tanta gente nesta manhã de domingo, 8 de janeiro de 2012? Eram previstas 250 a 300 pessoas que sairiam às 8h00 caminhando pelo trapiche. Quantas vieram? Quem são elas? Por que desfilam, tão compenetradas, entre covas, tumbas e jazigos? Onde vão depositar as coroas de flores que carregam? De quem é, afinal, o velório? Qual o objetivo dessa romaria fúnebre? Aliás, pra começo de conversa, alguém aí, por favor, sabe me informar onde é mesmo que fica Cuipiranga?

A última pergunta pode ser esclarecida imediatamente. Cuipiranga tem um lugar reservado no mapa paisagístico, histórico e afetivo do Pará. Geograficamente, está situada numa língua de terra entre os rios Tapajós e Amazonas, quase em frente à Santarém. As questões sobre cemitério, morte e velório, porém, só podem ser respondidas se soubermos quem são os integrantes da romaria e o que fizeram juntos, ali, nos dias anteriores à visita ao cemitério.

Eles são moradores de Cuipiranga e das comunidades vizinhas, ribeirinhos, pescadores, artesãos, trabalhadores rurais, além de estudantes e professores da recém criada Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPa), alguns cineastas, antropólogos e historiadores vindos de São Paulo, de Belém, de Santarém.

Durante três dias, essas pessoas compartilharam um conjunto de atividades. No primeiro dia, levantaram o mastro da festa, celebraram cerimônia religiosa na praia e dançaram o marambiré, uma versão da folia de reis, com coreografia de passos bem marcados, na qual são apresentados vários personagens: o Rei Congo, vestido de branco, casaco adornado com talabarte de couro escuro e botas com enfeites de prata; a Rainha Mestra trajando vestido comprido, de seda em tons dourados, todo bordado; os vassalos-homens com calça comprida preta e as mulheres com vestido estampado.
Continue lendo: http://www.taquiprati.com.br/cronica.php?ident=954

Um comentário:

  1. "E ninguém segurou o ódio. O índio que teve a sua tribo esfacelada, que viu a mulher nas mãos dos carrascos a saciar a lubricidade sádica de um, cinco, vinte colonizadores; o negro que apanhou até verter sangue pelos orifícios do corpo, com a pele riscada pela ponta dos punhais; o mulato castrado para aprender a não olhar a mulher branca, que lhe enfiaram o cabo do chicote no ânus, para melhor humilhá-lo – todos estes, mais que a tragédia, a própria miséria social em que estavam jogados, eram os cabanos. A ralé, a gente baixa.

    Agora vingavam-se e ninguém os segurava. Venceram, entraram em Belém matando. Os olhos injetados de sangue, a cachaça animando os mais tímidos, as visões do paraíso perdido misturando-se às memórias da degradação de um povo.

    – É morrer matando!"

    Julio José Chiavenato - "Cabanagem - O povo no poder"
    Prólogo - [Editora Brasiliense, 1985]

    http://titaferreira.multiply.com/journal/item/2643

    ResponderExcluir