Índio Mura

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

A importância do movimento de resgate da memória cabana

A importância do movimento de resgate da memória cabana


Em primeiro lugar é importante destacar a oportunidade histórica que estamos vivenciando no baixo Tapajós e Arapiuns. O movimento indígena que aqui se (re)organiza, fortalecendo as raízes que um dia tentaram lhes arrancar, nos mostra que a luta é atemporal. Não há violência que não possa ser vencida, não há ferida que não seja costurada pela luta!

Nas últimas décadas, diversos sujeitos sociais tem se autoidentificado como pertencentes à alguma das mais de 300 sociedades que não a brasileira (mesmo estando dentro do Brasil). Na região de Santarém/PA, essa história não é diferente.

Calados, durante muitos anos, pelas atrocidades que aniquilaram o movimento da cabanagem e todo o processo de exclusão que se seguiu, hoje o espírito dos cabanos está vivo naqueles que reivindicam a dívida histórica que o projeto nacional tem para com os diferentes povos.

Retomar a trajetória dos cabanos, fortalece as lutas do campo e da cidade. Deste modo, conhecer a história dos cabanos é nos armarmos de paixão e coragem para a transformação social. Afinal, a memória é revolucionária!

Toda força para os cabanos de hoje!
Vida longa à Caravana da Memória Cabana de Cuipiranga!



Profa. Natália (UFSCar) e Prof. Eduardo (Unesp - Rio  claro) - militantes do Tribunal Popular: O Estado brasileiro no banco dos réus.



Somos Gratos pelo compartilhar da percepção de vocês sobre o Evento e a temática da Cabanagem.

Coordenação do VI ENCONTRO ABERTO DA CABANAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário