Índio Mura

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Encerramento do VI ENCONTRO DA CABANAGEM 2016

PALESTRA COM O DOCUMENTARISTA RENATO BARBIERI


Como parte da atividades do VI Encontro Aberto da Cabanagem, na manhã do dia 11 de Janeiro no Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), ocorreu a Palestra intitulada "O Processo de Construção de Documentários de Conteúdo Histórico e Etnográfico" com o renomado diretor documentarista Renato Barbieri.

 Na ocasião Barbieri discutiu sobre o seu primeiro documentário "Do outro lado da Casa" e sobre o seu mais recente trabalho, o documentário produzido em formato de Minissérie "A Guerra dos Cabanos".
As discussões foram bem instigantes e ricas tanto para estudantes, geógrafos, historiadores, antropólogos e cinegrafistas que se encontravam no recinto.
















Segundo Barbieri, os melhores documentários são aqueles em que "se destinam a um público alvo e este mesmo público alvo se interessa e faz buscas em conhecer essa obra". O autor da Revolta dos Cabanos destaca:



Ao nos propormos fazer um documentário em uma comunidade, tribo, cidade entre outros, é preciso que nós adentremos ao ambiente e cultura do "outro", ganhar a confiabilidade do sujeito da pesquisa, se conseguirmos chegar a "casca da cebola" no quesito confiabilidade, nossos colaboradores da pesquisa e dos documentários poderão aos poucos nos levar as demais camadas profundas da cebola e assim conseguimos virar a chave da confiança que abre portas para registrarmos a realidade presente na história daquele povo. O documentário enquanto produção é um espelho, é preciso e fundamental que os colaboradores, que os sujeitos da pesquisa se reconheçam nele".



Coordenação do VI ENCONTRO ABERTO DA CABANAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário